Iluminar a Prematuridade!!!
Vamos iluminar-nos de roxo, vestir os nossos corpos e os nossos corações de roxo!
São 15 milhões de prematuros no mundo, nascendo antes do tempo.
Ser pai e mãe antes do tempo…. Estar preso a todos os gestos, monitores, alarmes … Viver a paternidade do lado de fora da incubadora!
Ser pai e mãe de um bebé intocável, frágil.
Tantas dúvidas! Tanta incerteza! Tanta dor!
“São 2 passos para a frente e um para trás”, diz o médico.
“Hoje está estável”, refere a enfermeira.
Pequenas alegrias! Está a aumentar de peso!  Mas não deixa o ventilador…
O regressar a casa todos os dias e o berço vazio. Voltar na manhã seguinte sempre com um nó na garganta. A vida suspensa e presa aquela vida tão frágil que é o centro da vida.
Agora já não está ventilado, mas mantém o oxigénio. “Um passo para a frente”…Agora tem que ser observado pela oftalmologia. E “um passo para trás”, tem que fazer laser , é a retinopatia da prematuridade.
A vida suspensa e presa aquela vida tão frágil que é o centro da vida.
E finalmente o tão sonhado dia chega, é hora de ir para casa.
Chegou a hora de viver a paternidade do lado de dentro.
São 15 milhões de prematuros por ano no mundo!  Tantas vidas!
1 em cada 10 bebés nasce prematuro (antes das 37 semanas de gestação).
A OMS tem como objetivo global para o milénio (2015) reduzir a taxa de mortalidade infantil em 50% nos países com taxa >5%, sendo que a maior parte destas mortes ocorre no período neonatal causada pela prematuridade. África e Ásia têm as maiores taxas de prematuridade e mortalidade infantil. Na Europa 75% das mortes neonatais são em recém-nascidos prematuros.
Ser prematuro é nascer antes do tempo o que tem grande impacto familiar e social. Quanto menor a idade gestacional e o peso, maior o risco de sequelas. Para os pais o medo e a incerteza são uma constante tendo os profissionais de saúde um papel relevante junto da família.
Por estes pequeninos, por estes pais em novembro relembramos a prematuridade! Dia 17 de novembro é o dia mundial da prematuridade e neste dia e por esta causa vestimos o nosso coração e o nosso corpo de roxo!!

Rosalina Barroso
Presidente da  Secção de Neonatologia