As Jornadas Nacionais de Neonatologia decorreram nos dias 17 e 18 de novembro de 2016 no Hotel Tivoli Oriente em Lisboa.

Propositadamente fizemos coincidir as Jornadas com o Dia Mundial da Prematuridade, de modo a podermos celebrar em conjunto não só este dia, mas os 30 anos da Sociedade Portuguesa de Neonatologia, os 20 anos do Registo Nacional Muito Baixo Peso e os 10 anos do Programa Nacional de Vigilância da Paralisia Cerebral.

As Jornadas versaram temas variados como a nutrição do prematuro, ética e cuidados paliativos, importância dos registos e novas tecnologias.

Durante as Jornadas apresentou-se o novo site www.spneonatologia.pt e a divulgação de plataforma digital destinada ao Registo Nacional Muito Baixo Peso.

Contámos com a participação de 199 congressistas, 31 palestrantes ou moderadores, 26 comunicações orais e 51 pósteres. O “Prémio Nestlé Melhor Comunicação Oral “ foi atribuído à comunicação “Perda ponderal nos RN alimentados com aleitamento materno exclusivo no internamento”, Rosário M e col.

Também nas Jornadas foram entregues as Bolsas de Investigação Milupa (4 estudos candidatos), tendo sido atribuídas as Bolsas aos seguintes estudos:
“Evolução da adiposidade após cirurgia corretiva de malformações congénitas em recém-nascidos: Estudo morfológico e metabólico”, Luís Pereira da Silva e col.
“Efeito da aplicação de protocolo de atuação na doença metabólica óssea da prematuridade no crescimento de crianças pré-termo com muito baixo peso ao nascer”, Raquel Costa e col.

Apoiaram-nos com patrocínio 21 empresas o que tornou possível não só o evento científico, mas a comemoração de datas tão importantes para a Neonatologia portuguesa.

Este foi o último evento da responsabilidade da Direção do triénio 2014-2016 e nas Jornadas procedeu-se à eleição da atual Direção á qual desejamos os maiores sucessos em prol da neonatologia portuguesa.

Saudações Neonatais,
Rosalina Barroso, José Luís Nunes, Cristina Matos, Carmen Carvalho