O curso de imagiologia do sistema nervoso central promovido pela SPN  há vários anos  constitui um verdadeiro caso de sucesso.

Fruto do esforço e empenho voluntário de um grupo de neonatologistas com larga experiência em ecografia cerebral do recém-nascido, este curso granjeou justa reputação, dando formação teórica (14 sessões de 45 minutos) e prática individualizada (10-12 horas por formando, distribuídos por Porto, Coimbra e Lisboa) a cerca de 24 formandos por edição.

Vai atualmente na sua 7ª edição e tem proporcionado ensinamentos básicos e avançados principalmente de ecografia transfontanelar a muitos formandos que em número crescente são candidatos à sua frequência.

A primeira edição ocorreu em abril de 2009, em Lisboa (Maternidade Alfredo da Costa), coordenado por Leonor Duarte e Flávia Corrêa.

Com o mesmo grupo organizador, decorreu a segunda edição em maio de 2010, em Guimarães (Hotel de Guimarães) e a terceira edição, em setembro de 2011, em  Aveiro (Hotel Meliá).

Évora acolheu a quarta edição em janeiro 2013 (Escola de Enfermagem de São João de Deus), com um núcleo organizador é o que ainda se mantém até agora – Simão Frutuoso, Paula Soares (até à 6ªedição), Pedro Silva, André Graça e Adelaide Taborda.

A quinta edição teve lugar em maio de 2014, em Viana do Castelo (Escola de Enfermagem) e finalmente a sexta edição aconteceu em fevereiro de 2015, em  Coimbra (Ordem do Médicos)

A VII edição decorreu em Setúbal nos dias 27 e 28 de abril no Hospital de S. Bernardo. Ver notícia.

Locais das várias edições do curso