O Professor João M. Videira Amaral

Conheci o Prof. Doutor João M. Videira Amaral em Fevereiro de 1975, quando iniciei o internato da especialidade no Hospital de Dona Estefânia (HDE). Nesta altura o Dr. João M. Videira Amaral chefiava a equipa de urgência de 2ªf e como era o dia de maior afluência de doentes, o Diretor do Serviço 1 de Pediatria, Dr. Fernando Sabido, colocou-me nesta equipa.
Foi para mim um privilégio pertencer a esta equipa pois o Dr. João Amaral, um excelente pediatra, sabia transmitir aos mais novos, não só os seus conhecimentos, mas sobretudo o que era mais frequente no doente pediátrico e os sinais clínicos de alerta das situações graves. Foi ele que me motivou para a Neonatologia e em 1978. terminado o meu internato integrei a equipa de pediatras da Unidade de Recém-nascidos (URN) da Maternidade Magalhães Coutinho.

Preocupado com “as tarefas primordiais inerentes a um Hospital diferenciado – Assistência, Ensino e Investigação”, tudo fazia para nos motivar e incentivar para que não descurássemos quaisquer das áreas e o nosso desempenho tivesse uma “eficácia crescente e em perfeito equilíbrio”.

O seu percurso foi brilhante, em ambas as carreiras, médica hospitalar e universitária.

Licenciou-se em Medicina pela Universidade Clássica de Lisboa em 1962.
Em 1971, foi aprovado no Exame Final do Internato Complementar de Pediatria Médica e equiparado a Especialista pela Ordem dos Médicos; em 1973, iniciou as funções de chefia de equipa do Serviço de Urgência Pediátrica do HDE.
Foi provido como Especialista de Pediatria Médica dos Hospitais Civis de Lisboa (HCL) em 1975 e em 1982 como Chefe de Clinica de Pediatria Médica dos HCL.

Dedicou-se à Neonatologia e desde 1975 foi o Especialista Responsável pela URN da Maternidade Magalhães Coutinho.
Pelas suas características pessoais – espírito combativo, dinamismo, enorme determinação e persistência, uma grande visão e vontade de melhorar as condições da assistência ao recém-nascido – criou uma equipa médica e de enfermagem muito interessada e motivada para a Perinatologia. Neste âmbito, em 1980 foi incumbido pelo Diretor do Serviço, Prof. Doutor Nuno Cordeiro Ferreira, de planificar a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), inaugurada em 23 de Abril de 1983.

A abertura da Unidade teve enorme repercussão nas diferentes taxas de mortalidade da Maternidade e também na atividade do Hospital, não só na Pediatria Médica mas também na Cirurgia, pois foi, desde o início, uma Unidade Médico-Cirúrgica.

Vivemos dificuldades e só em 1987 foi possível constituir a Equipa de Urgência Interna da UCIN e, em 1991 foi aprovado o Quadro Médico de Neonatologia do HDE (13 Assistentes Hospitalares e 1 Chefe de Serviço).
Em colaboração com o Dr. Jorge Azevedo Coutinho, propôs a criação do Ciclo de Estudos Especiais de Neonatologia (CEEN), oficializado em 1990. Os CEEN constituíram um marco na formação dos pediatras em Perinatologia, baseando-se nas recomendações da 1ª Comissão de saúde materno-infantil.
Em 1992 integrou a Comissão de Ética do HDE, passando a ser o Coordenador em 1995 até 2000.
Foi nomeado Diretor do Serviço 1 de Pediatria Médica em 14 Julho de 1999 até 2003, altura em que passou a exercer o cargo de Diretor do Departamento de Medicina até à sua aposentação em 02 de Setembro de 2007.

Iniciou Atividade Pedagógica no ano letivo 1972-73 na Universidade de Luanda e em 1979 inicia a sua carreira na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL), como Assistente Convidado, sendo contratado em 1985, como Professor Associado Convidado de Pediatria da FCM-UNL; realizou o Doutoramento em Março de 1993 (Distinção e Louvor) e Provas de Agregação em Medicina – Pediatria em Outubro de 1996.
Em Maio de 2003 fez concurso para Professor Catedrático de Pediatria, exercendo este cargo até à data da aposentação.

Desenvolveu ao longo dos anos uma atividade científica e de investigação muito intensa, estimulando os internos e assistentes a colaborarem nos seus vários estudos.

Proferiu imensas palestras em reuniões nacionais e internacionais; organizou cursos, jornadas e publicou inúmeros trabalhos e artigos na área da Perinatologia, e também sobre outros temas como Educação Médica Continua. Esteve sempre atento aos Programas de Formação dos internos de Pediatria, chamando a atenção para a importância das Humanidades na formação médica pediátrica.
Integrou Grupos de Trabalho de vários âmbitos, colaborou em revistas, foi Membro de múltiplas Sociedades e Associações Científicas, integrou o Conselho de Leitura da Ata Pediátrica Portuguesa de 1996 a 1999 e foi o Diretor entre 2005 e 2014.

Desenvolveu uma atividade intensa na Sociedade Portuguesa de Pediatria, desde 1981, ocupando vários cargos na Direção: Secretário Geral (1981 a 1983 e 1983 a 1985), Vice-Presidente (1986-1989) e Presidente (1989-1992).

Em 1990 foi eleito Vice-Presidente da International Society of Pediatric Nutrition.
Colaborou com o Serviço de Saúde Infantil a Direção-Geral de Saúde, nomeado em 1979 Coordenador de Saúde Infantil para o Programa de Melhoria de Cuidados em Perinatologia.

Editou vários livros, um dos quais “Tratado de Clínica Pediátrica – 3 volumes”, em 2008, (Coordenador-Editor) pois entende que “uma das missões do professor universitário de uma área clínica é ser facilitador da informação científica que possa ser útil na prática do dia-a-dia e da aprendizagem” (Entrevista ao Tempo de Medicina, 13 de Outubro de 2008). A 3ª edição deste importante Tratado está no prelo.

Em Agosto de 2016, decorreu o lançamento de mais um livro “Uma História Concisa da Alimentação e Nutrição nas Primeiras Idades”

Trabalhei diretamente com o Professor João M. Videira Amaral até à sua saída da UCIN em 1999, para desempenhar o cargo de Diretor do Serviço 1 de Pediatria Médica, ou seja, mais de 20 anos…
O seu espírito humilde, a sua delicadeza e grande generosidade eram reconhecidas de todos os profissionais do seu serviço e também de todo corpo clinico do Hospital.
Foi na verdade Alguém que nos moldou, que nos marcou com o seu exemplo de grande Mestre e que foi um dos Pediatras mais ilustres, do Hospital de Dona Estefânia e da Escola dos Hospitais Civis de Lisboa.

Em nome de todos, o nosso Obrigado!

Micaela Serelha