Logo Sociedade Portuguesa de Neonatologia
Boletim informativo da
Sociedade Portuguesa de Neonatologia
Newsletter | Agosto 2017
Mensagem da  Direção
Caros colegas, esperamos que tenham tido ou estejam a ter umas ótimas férias. Muitas atividades têm ocorrido na nossa Sociedade e esta newsletter é para vos pôr a par das mais importantes. Quase todos os sócios terão sido contactados no âmbito da campanha de atualização da base de dados dos sócios e muito agradecemos o esforço feito. Temos ainda mais 21 novos sócios e a todos desejamos as boas-vindas à nossa Sociedade. Já há mais de 5 anos que foi alterado o valor das quotas para 30 euros, no entanto os valores pagos pelos sócios têm sido muito díspares, sendo um dos nossos objetivos a curto prazo uniformizar e tornar mais fácil o seu pagamento. Outro dos nossos objetivos será a divulgação internacional da nossa Sociedade e por conseguinte temos planeada a tradução para inglês de vários conteúdos do site. Esperamos que já tenham tido possibilidade de aceder à Plataforma Meliora do RNMBP. É muito fácil através do site, mas qualquer dificuldade pode ser resolvida através do contacto com a equipa técnica. A propósito das indicações de vacinação dos ex pré-termos, no atual PNV 2017, a Sociedade pediu um esclarecimento à DGS aguardando resposta. Temos a curto prazo duas atividades programadas, o Workshop de Cuidados Paliativos, em Vila Real em setembro, e as nossas Jornadas de novembro na Covilhã. Esperamos que sejam um ótimo momento científico e de confraternização neonatal.
Joana Saldanha, Helder Ornelas, Cristina Resende, Eurico Gaspar
 XLVI Jornadas Nacionais de Neonatologia.
16 e 17 de novembro de 2017,
A 16 e 17 de novembro de 2017, a Covilhã irá acolher as XLVI Jornadas Nacionais de Neonatologia. O programa incluirá temas de medicina perinatal, nutrição, infeção, rastreios neonatais e cuidados em geral ao recém-nascido. Tal como em anos anteriores coincidirão com o dia mundial da prematuridade. A Covilhã é uma cidade cheia de história, bonitos monumentos, deliciosa gastronomia, como certamente poderão apreciar. Quem quiser poderá continuar o fim de semana na região que é a porta de entrada para a Serra da Estrela.
Inscrições spneonatologia.pt. Enviar resumos  para secretariado@spneonatologia.pt até 30-9-2017
Estão abertas as inscrições para o III workshop sobre Cuidados Paliativos Neonatais. Elaborado pelo grupo  de trabalho  sobre Ética e Cuidados Paliativos da SPN. A coordenação do Prof Lincoln J Silva é uma inegável garantia da qualidade do evento. A não perder! Leia + e inscreva-se em spneonatologia.pt (só são aceites os primeiros 40 – não deixe para o fim)
Programa
VII Curso de Imagiologia do SNC.
Teve início, nos dias 27 e 28 de abril de 2017, em Setúbal, com o módulo teórico, o VII Curso de Imagiologia do SNC. Este primeiro módulo incluiu 14 palestras de temas teóricos e casos clínicos, que foram apresentadas por 9 preletores, dos quais 8 neonatologistas e 1 neuroradiologista.  (Ler +)
Neste espaço a SPN pretende prestar homenagem a figuras de vulto da Neonatologia Portuguesa. Pessoas cujo percurso marcam/marcaram de forma indelével a Neonatologia. Não há critério nem ordem pré-estabelecidas. Podem ser pediatras ou não, serão sempre, isso sim, personalidades a quem, em nome dos recém-nascidos, a SPN quer dizer OBRIGADO.
Homenagem a...
  • Prof. Doutor João M. Videira Amaral
  • Médico Pediatra
  • Professor Catedrático de Pediatria, MD, PhD
  • Licenciatura em Medicina na Fac Med Universidade de Lisboa (19 valores)     1963
  • Especialista em Pediatria pela Ordem dos Médicos     1971
  • Assistente Convidado, no ensino pré-graduado de Pediatria Univ. de Luanda     1972
  • Coordenador da Unidade de Recém-Nascidos do Hospital de Dona Estefânia     1975
  • Criação da Fac de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM/UNL)    .1975
  • Docente no ensino pré-graduado nos Hospitais Civis de Lisboa    1975
  • Chefe de Serviço de Pediatria     1980
  • Professor Associado Convidado da FCM/UNL1     1985
  • Doutoramento “Perfil de lipoproteínas em Recém-Nascidos”     1992
  • Professor Agregado     1996
  • Diretor da Clínica Universitária de Pediatria do HDE     1999
  • Professor Catedrático de Pediatria    2002
  • Chefe de Serviço da UCIN do HDE      1983 - 2000
  • Diretor do Departatmento de Medicina do HDE      2000 - 2007
  • Diretor da Acta Pediatrica Portuguesa      2004 - 2013
  • Comunicações e conferências em reuniões científicas     441
  • .Artigos científicos originais em revistas nacionais     282
  • Artigos científicos originais em revistas internacionais       42
  • Grupos de trabalho para elaboração de relatórios ou recomendações      32
  • Prémios  de reconhecimento científico no âmbito da investigação       18
  • Sociedades científicas Nacionais e Internacionais         7
  • Vários livros publicados
Testemunho de Micaela Serelha Conheci o Prof. Doutor João M. Videira Amaral em Fevereiro de 1975, quando iniciei o internato da especialidade no Hospital de Dona Estefânia (HDE). Nesta altura o Dr. João M. Videira Amaral chefiava a equipa de urgência de 2ªf e como era o dia de maior afluência de doentes, o Diretor do Serviço 1 de Pediatria, Dr. Fernando Sabido, colocou-me nesta equipa.  (Ler+)
Tal como já foi amplamente divulgado a SPN tem estado a desenvolver uma plataforma de analítica avançada – Meliora– de modo a monitorizar e analisar os dados do Registo Nacional dos RN Muito Baixo Peso. Esta plataforma tem estado a ser desenvolvida pelo Grupo do MBP e a empresa Prólogica. Tal como foi discutido na reunião de maio em Coimbra,o objetivo é disponibilizar uma ferramenta que permita conhecer melhor os dados Nacionais, de cada Unidade, extrair informação valiosa para melhorar a prática assistencial e contribuir para a promoção da disseminação de boas práticas. A plataforma já está bastante avançada, já tendo sido apresentada em algumas UCINs. A curto prazo todos os sócios da SPN poderão ter acesso a informação correta e atualizada!
A Sociedade Portuguesa de Neonatologia volta este ano a atribuir a Bolsa Milupa DN-ELN, com o objetivo de apoiar trabalhos de investigação em Neonatologia, no âmbito da Nutrição, que contribuam substancialmente para a melhoria da prática clínica, e suscetíveis de ser publicados em revistas indexadas na PubMed/ Medline. Este ano o valor será de 5000 euros e os trabalhos deverão estar concluídos em dois anos. As candidaturas deverão ser enviadas para a Direção da SPN até ao dia 30 de Setembro de 2017, sendo a adjudicação da bolsa comunicada até ao dia 30 de Outubro de 2017. O investigador principal deverá apresentar um resumo do projeto nas Jornadas de Neonatologia da SPN, a realizar na Covilhã em Novembro de 2017. Consulte prazo e regulamento
O Logotipo da SPN já data da sua fundação e está naturalmente desatualizado. Por esse motivo foi lançado um concurso de ideias em várias faculdades e outros estabelecimentos de ensino em Portugal para apresentação de propostas de novo logotipo. Os logotipos serão apreciados por um júri e selecionados cinco que serão posteriormente votados na Assembleia Extraordinária a decorrer nas XLVI Jornadas Nacionais de Neonatologia na Covilhã em novembro de 2017. O vencedor do concurso receberá um prémio em  cheque FNAC e um Diploma da SPN que poderá ter interesse curricular. Se estiver interessado em concorrer ou conhecer alguém que o possa estar, por favor divulgue esta iniciativa. Estamos à espera dos vossas ideias!!  Prazo limite - 30-9-2017 REGULAMENTO
 
No novo site existe uma secção “Aos Pais”. É importante que o público em geral e as famílias em particular, disponham de um lugar credível para esclarecer duvidas que possam ter. Para já, para começar, desafiamos os sócios (e não só os mais novos) a mandar pequenos textos acerca de assuntos que julguem pertinentes para os pais consultarem. No fundo serão textos que traduzam as múltiplas questões que as famílias nos põem no dia a dia. E onde, daqui a uns tempos, possamos referenciar aos pais dos nossos recém-nascidos para procurarem informação fidedigna.
Como poderão consultar no site da SPN, foram formadas novas Comissões de Trabalho em múltiplas áreas neonatais. Algumas já estão muito ativas nomeadamente a Comissão dos Consensos com uma reunião agendada para inicio de 2018 . . Por esse motivo muitos serão os neonatologistas chamados a colaborar na elaboração e na revisão de consensos. A Comissão de Investigação irá lançar um inquérito às UCIN de todo o país sobre as condições técnicas e de prática assistencial nas primeiras horas de vida dos bebés A Comissão de Ética e Cuidados Paliativos vai realizar um workshop em Vila Real, 22 set A Comissão de Nutrição irá realizar uma reunião no próximo ano no Algarve. A Comissão de Reanimação tem como objectivo a formação de formadores com vista à autonomia dos formadores portugueses em reanimação neonatal. Com o apoio da SPN três colegas já concluíram com sucesso o curso que se realizou em junho em Liisboa e que permitirá termos um conjunto de neonatologistas aptos , a curto prazo, para fazer a formação em reanimação neonatal.
DIVULGUE AS ATIVIDADES NEONATAIS DO SEU HOSPITAL
Se tiver qualquer assunto, anúncio, aviso, pedido, comentário, notícia, qualquer que seja a sua natureza, se for de interesse para a comunidade neonatal pode dispor deste boletim.
Para sugerir assuntos para o próximo Boletim ou enviar comentários, clique aqui.
Para fazer correções de informações erradas, clique aqui.
Para remover o seu nome da nossa lista de correio, clique aqui.
Editor: Simão Frutuoso