Parabéns à Sociedade Portuguesa de Neonatologia que neste ano de 2016 comemora o seu  30º aniversário de existência!

São 30 anos de conquistas significativas para a saúde materno-infantil, nomeadamente no que diz respeito à acentuada redução da mortalidade infantil e neonatal, um indicador que coloca Portugal em posição de relevo a nível Mundial.

Um dos nossos objetivos tem sido o incentivo, ensino e desenvolvimento do conhecimento. A SPN tem, ao longo dos anos, pugnado pela divulgação e ensino da Neo e Perinatologia aos profissionais de saúde desta área da medicina: neonatologistas, pediatras, internos de Pediatria, enfermeiros, fisioterapeutas… Tem sido ainda nosso propósito a identificação e investigação dos problemas neonatais portugueses, de modo a propor as melhores soluções quer locais, quer a nível nacional.
Mas importa ainda referir os 20 Anos do Registo Nacional de Recém-Nascidos de Muito Baixo Peso, registo que contém dados nacionais de milhares de recém-nascidos prematuros. Numa época em que a tecnologia nos remete para a possibilidade e necessidade de beneficiar de toda a informação contida em bases de dados desta dimensão e importância, comemoramos 20 anos de um trabalho importante e à frente do seu tempo, que se deve à participação voluntária de centenas de neonatologistas desde 1996.

Uma das nossas causas é a prematuridade, razão pela qual as nossas Jornadas coincidem com o Dia Mundial da Prematuridade (17 e 18 de Novembro, Lisboa). Assim, em conjunto, poderemos fazer ainda mais em prol do apoio ao recém nascido prematuro e família.
Novo triénio se avizinha e com ele a eleição de nova Direção no dia 17 de Novembro e à qual desejamos o maior sucesso em todas as iniciativas. Esperamos que este triénio que agora se encerra tenha contribuído para a divulgação do conhecimento.
Até 17 de Novembro!
De absoluto só a relatividade”, Albert Einstein (que nasceu prematuro)

A Direção da SPN
Rosalina Barroso
José Luís Nunes
Cristina Trindade
Carmen Carvalho