Decorreram na Covilhã dos dias 16 e 17 de novembro as XLVI Jornadas Nacionais de Neonatologia.

Foram as Jornadas mais participadas dos últimos anos.

No inquérito de avaliação  das jornadas respondido por  75 participantes,  estas foram umas Jornadas excelentes quer a nível cientifico quer social.
Ao pensarmos nos programas das Jornadas para este triénio 17-19 considerámos interessante separá-los em 3 temas. Este ano foi orientado para a medicina perinatal, vigilância do recém- nascido, infeção, nutrição, as primeiras horas em situações criticas, entre outros. Além de prestigiados preletores nacionais tivemos a apresentação do Prof Ferdinand Haschke de dois temas de nutrição.

Foram apresentadas, pela primeira vez em Jornadas, os resultados intercalares da Bolsa de Investigação Milupa DN ELN dos anos anteriores e o projeto o vencedor deste ano.
Assistimos a mais de 80 intervenções como Comunicações Orais e Posters tendo sido atribuídos 2 primeiros prémios ex-equo e uma menção honrosa dada a qualidade dos mesmos.
Foi votado o novo logótipo da nossa Sociedade, presencialmente e pela internet, podendo ser consultado todo o processo aqui.
Para além da parte científica tivemos um animado jantar de confraternização que foi também uma oportunidade para a importante troca de ideias e experiências que sempre acontece quando se encontram quem se dedica ao recém-nascido de todo o país.

Agradecemos muito a todos os participantes, nomeadamente da industria farmacêutica, e a todos quantos colaboraram para mais um sucesso da Neonatologia Portuguesa, assim como os nossos colegas da Covilhã, cidade muito acolhedora e a porta de entrada da Serra da Estrela, onde sabemos que vários participantes continuaram o fim de semana.

No Próximo ano , em Braga dias 15 e 16 de novembro, entraremos em força na temática dos Cuidados Intensivos Neonatais. Até lá!