Irá decorrer no próximo dia 24 de outubro de 2020, em Coimbra, o 1º Curso básico de Ecografia Pulmonar em Neonatologia,

Na última década, a Ecografia Pulmonar (EP) tornou-se popular na avaliação do doente crítico. É um exame não invasivo disponível à cabeceira do doente, de execução fácil e reprodutível sem necessidade de grande manipulação e sem exposição a radiação ionizante.

A Ecografia Pulmonar tem demonstrado ter a mesma precisão diagnóstica da telerradiografia torácica em várias entidades pleuroparenquimatosas pulmonares neonatais como doença de membranas hialinas (DMH), taquipneia transitória do recém-nascido e em situações como pneumotórax ou atelectasia / pneumonia e derrame pleural parece ter maior sensibilidade diagnóstica, assemelhando-se à TC torácica. Tem ainda utilidade na administração de surfactante exógeno e no manuseio de ventilação mecânica invasiva.

Em virtude da sua simplicidade passou a ser considerada uma ferramenta essencial nas Unidades de Neonatologia, à semelhança da ecografia cardíaca transtorácica e cerebral. Neste sentido, a Sociedade Portuguesa de Neonatologia considerou pertinente a organização deste primeiro curso teórico-prático de ecografia pulmonar em que serão abordados os princípios básicos da EP, a terminologia e as competências técnicas mais relevantes.

A parte teórica decorrerá, se possível, em sala. A componente prática será realizada nos hospitais dos formandos, num formato a definir posteriormente, dada a situação pandémica que se vive na actualidade.

Consulte outras informações e o programa aqui.

Para inscrição preencha o formulário , receberá um mail a formalizar a inscrição que só será válida após pagamento da inscrição.

Apesar da data limite para a inscrição ter sido definida para dia 10 de outubro, as inscrições já estão encerradas.