Logo Sociedade Portuguesa de Neonatologia
Boletim informativo da
Sociedade Portuguesa de Neonatologia
Newsletter | Janeiro 2017
A mensagem da Presidente
Esta é a primeira newsletter do novo site da nossa Sociedade Portuguesa de Neonatologia. Tentaremos que seja um veículo de aproximação de todos quantos de dedicam aos recém-nascidos e suas famílias. Queremos por isso que este local seja visitado por todos e que haja muitas colaborações e intercâmbio de ideias, informações, sugestões, casos clínicos ou só caricatos. Teremos várias zonas para todos os gostos, para quem quer saber onde vão acontecer reuniões científicas, para divulgação de artigos pertinentes na área neonatal, esperemos que com muitas contribuições portuguesas, para responder a múltiplas questões nomeadamente formuladas pelos nossos principais parceiros: as famílias dos nossos recém-nascidos... Ler mais
Balanço das XLV Jornadas de Neonatologia
As Jornadas Nacionais de Neonatologia decorreram nos dias 17 e 18 de novembro de 2016 no Hotel Tivoli Oriente em Lisboa. Propositadamente fizemos coincidir as Jornadas com o Dia Mundial da Prematuridade, de modo a... Ler mais
Neste espaço a SPN pretende prestar homenagem a figuras de vulto da Neonatologia Portuguesa. Pessoas cujo percurso marcam/marcaram de forma indelével a Neonatologia. Não há critério nem ordem pré-estabelecidas. Podem ser pediatras ou não, em atividade ou já falecidos. Serão sempre, isso sim, personalidades a quem, em nome dos recém-nascidos, a SPN quer dizer OBRIGADO.
Homenagem a...
António Nuno Lopes Torrado da Silva (1937-1997)
Pediatra, Professor de pediatria. Humanista.
Hospital Infantil de Lausanne.
Hospital Pediátrico de Coimbra.
Hospital Garcia de Orta.
Pioneiro da Nefrologia neonatal.
Direção do Hospital Pediátrico de Coimbra (1977).
Criação e direção da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pediátrico de Coimbra (1980).
Primeira Comissão Nacional de Saúde Materna e Infantil (1989).
Cofundador do Serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta (1991).
Sócio Fundador do Instituto de Apoio à Criança.
Fez 600 comunicações em Congressos nacionais e estrangeiros,
mais de 70 artigos em revistas científicas.
Agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique (1997).
Testemunho de Inês Torrado
Sempre gostou dos muito "pequenitos", os mais frágeis na sociedade. Entregou-lhes grande parte da sua vida, numa missão que permitiu, com a participação de tantos outros, das maiores conquistas de Abril: a redução da mortalidade infantil e a melhoria dos cuidados de saúde dos recém-nascidos, das crianças e dos jovens portugueses... Ler mais
Testemunho de Octávio Cunha
ANTÓNIO TORRADO, O SER HUMANO MAIS BOM, MAIS EXTRAORDINÁRIO, MAIS COMPETENTE QUE CONHECI. QUANDO EU FOR GRANDE QUERO TENTAR SER COMO ELE!
VII Curso de Imagiologia do SNC
O VII Curso de Imagiologia do SNC, promovido como habitualmente pela SPN, terá início em Setúbal, a 27-28 abril de 2017, com a formação teórica. A Comissão Organizadora (Pedro Silva, André Graça, Adelaide Taborda, Simão Frutuoso) prevê anunciar a abertura de candidaturas no decorrer da primeira quinzena de fevereiro. Será divulgado no site da SPN. Fique atento.
Atualização da base de dados dos sócios da SPN
A SPN vem desenvolvendo um enorme esforço no sentido manter a base de dados dos seus associados. Não é tarefa fácil pois as circunstâncias dos sócios mudam e nem sempre a SPN tem conhecimento delas. Mas se queremos estar organizados, é importante saber quantos somos, quem somos, onde estamos. Tanto mais que este novo site possuirá funcionalidades a que só terão acesso os sócios da SPN. Por tudo isso, sabemos que vai colaborar connosco. Se é sócio da SPN receberá dentro de dias um email com os dados de acesso á zona reservada do site. Nesse email será explicado como pode completar/corrigir ou confirmar os seus dados no perfil. Se é sócio e não receber nenhum email por favor use o formulário de contacto do site (link) para nos enviar o seu email correto.
Fórum Neonatal Português
O Fórum Neonatal Português brevemente deixará de funcionar de modo independente e será integrado no site da SPN. Será portanto uma das funcionalidades que o spneonatologia.pt oferece aos seus associados. Uma única senha dará acesso ao site e ao Fórum. Fique atento às novidades.
Espaço “Aos Pais”
Este espaço do site da SPN é dedicado aos pais. Pretende-se fornecer-lhes informação útil e atualizada. A SPN lança um desafio aos colegas internos de pediatria para escreverem pequenos textos didáticos e instrutivos destinados aos pais, sobre temas de neonatologia. Enviem para secretariado@spneonatologia.pt Os melhores textos serão publicados no site. O autor receberá um certificado para fins curriculares e uma inscrição gratuita nas próximas Jornadas de Neonatologia.
Nutrição
Da autoria do Prof Dr. João M. Videira Amaral, foi publicado pelas Edições Ex-Libris o livro “Uma história concisa da Alimentação e Nutrição, nas primeiras idades. Edição esgotada.
Notícias
Analítica avançada no Registo Nacional dos Recém-Nascidos de Muito Baixo Peso
Saber mais
Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral aos 5 anos
Saber mais
Comissão de Ética e Cuidados Paliativos da SPN
Saber mais
Eventos
XXIII Jornadas de Pediatria de H.S. Maria
Lisboa - 7 a 10 de Fevereiro 2017
Saber mais
14º Curso de Formação pós graduada em Neuropediatria
Porto - 18 de Fevereiro 2017
Saber mais
IPOKRaTES Foundation - Neonatal Respiratory Support
La Spezia - 6 de Abril 2017
Saber mais
DIVULGUE AS ATIVIDADES NEONATAIS DO SEU HOSPITAL
Se tiver qualquer assunto, anúncio, aviso, pedido, comentário, notícia, qualquer que seja a sua natureza, se for de interesse para a comunidade neonatal pode dispor deste boletim.
Para sugerir assuntos para o próximo Boletim ou enviar comentários, clique aqui.
Para fazer correções de informações erradas, clique aqui.
Para remover o seu nome da nossa lista de correio, clique aqui.
Editor: Simão Frutuoso