Logo Sociedade Portuguesa de Neonatologia
Boletim informativo da
Sociedade Portuguesa de Neonatologia
SPN - -Boletim Informativo, dezembro 2017 | Dezembro 2017
imagem
dezembro 2017
imagem
Balanço das Jornadas tempo de refletir para as próximas serem ainda melhores
imagem
Pode ver aqui os comentários da Presidente da SPN. O inquérito de satisfação foi respondido por 75 participantes. Pode ver aqui o resumo dos resultados e os comentários enviados, A SPN expressa a sua gratidão a todos os participantes que, respondendo ao inquérito, contribuem para a nossa melhoria continua, especialmente os que enviaram comentários construtivos.
imagem
imagem
Novo logótipo da SPN. Das 19 propostas recebidas por concurso público, um júri selecionou 5 para serem submetidas à votação dos sócios. Pela primeira vez foi organizada uma votação online, no website da SPN, nas 2 semanas anteriores à Assembleia Geral, que foi complementada nesta Assembleia pela votação presencial (também online) dos sócios que ainda não tinham votado. João Batista, jovem e promitente profissional da área da multimédia é o autor da proposta vencedora. Pode consultar aqui o resultado da votação e os pormenores de todo o processo.
imagem
imagem
Ciclo de Estudos Especiais no CMIN

A Unidade de Neonatologia do Centro Materno-Infantil do Norte, em colaboração com os restantes Serviços do Departamento da Infância e Adolescência, realiza durante o ano de 2018 uma Unidade de Formação Contínua diferenciada, dirigida primariamente a Neonatologistas.

O prazo de candidaturas acaba já no dia 3-1-2018 Veja tudo AQUI

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
GORROS E BOTINHAS PARA BEBÉS PREMATUROS Saiba tudo sobre esta campanha AQUI
imagem
imagem
O Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA) e a Secção de Doenças Hereditárias do Metabolismo da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SDHM-SPP) têm um estudo colaborativo intitulado Projecto FIND. Este permite disponibilizar uma ferramenta de diagnóstico gratuito a qualquer médico que siga um doente com suspeita clínica de mucopolissacaridose (MPS), medindo a actividade enzimática das MPS com tratamento disponível. Estas patologias são raras e de difícil diagnóstico e como tal esta divulgação poderá ajudar na prática clínica dos profissionais, e sendo hereditárias e progressivas, o diagnóstico precoce é vital. Veja o folheto
imagem
imagem
Faleceu dia 8 de dezembro de 2017, o colega e amigo José Carlos Peixoto. O Peixoto foi a alma do Registo Nacional do Muito Baixo Peso, que se tornou um elo de união de todos os neonatologistas portugueses. Sob a sua orientação formou-se uma teia neonatal que aproximou todos os neonatologistas, incentivou o trabalho conjunto e colheu milhares de dados dos nossos prematuros impulsionando de modo indelével a Neonatologia Portuguesa, alcandorando-a a resultados de excelência. A SPN decidiu este ano instituir um prémio trienal com o nome de José Carlos Peixoto para ser atribuído a trabalhos ou instituições relevantes no âmbito da prematuridade e cujo regulamento será divulgado a curto prazo. Neste momento de tristeza, queríamos somente reafirmar que sem o Nosso Querido Peixoto a Neonatologia Portuguesa não teria sido a mesma. A melhor maneira que temos de o homenagear é continuar o seu trabalho, pugnando pelos nossos recém-nascidos com o mesmo espirito que nos inculcou.
imagem
 
DIVULGUE AS ATIVIDADES NEONATAIS DO SEU HOSPITAL
Se tiver qualquer assunto, anúncio, aviso, pedido, comentário, notícia, qualquer que seja a sua natureza, se for de interesse para a comunidade neonatal pode dispor deste boletim.
Para sugerir assuntos para o próximo Boletim ou enviar comentários, clique aqui.
Para fazer correções de informações erradas, clique aqui.
Para remover o seu nome da nossa lista de correio, clique aqui.
Editor: Simão Frutuoso