Olá
Este ano foram apresentados em Leiria cinco novos consensos: hidropsia fetal não imune, restrição de crescimento fetal, prematuridade tardia, trombose no período neonatal e displasia broncopulmonar- seguimento. Foram também revistos a nutrição parentérica, o som na UCIN, a luz e o desenvolvimento visual no RN pré-termo e o transporte neonatal.
Estes temas encontram-se ainda em discussão pública no site da SPN até ao final do ano e serão publicados em Janeiro 2019. Nas Jornadas de Neonatologia foi apresentado o tema anemia no RN, base para novo
Consenso e encontram-se em revisão a displasia broncopulmonar- abordagem na UCIN e acidose e alcalose no período neonatal. Seguirão entretanto para discussão.
A Sociedade de Neonatologia, o Colégio da Subespecialidade de Neonatologia e a Direção Geral de Saúde têm como objectivo o estabelecimento de normas de conduta no campo da Neonatologia, havendo agora a necessidade de unificar as abordagens.
Esperamos que o empenho e esforço na concretização destes trabalhos se mantenha válido para todos os neonatologistas.
Um muito obrigada a todos os colegas envolvidos na realização destes trabalhos e àqueles de alguma forma neles colaboram.

O Grupo dos Consensos da SPN

Consensos em apreciação pública
Transporte neonatal
A luz e o desenvolvimento visual do RN prematuro
O Som na Unidade de Neonatologia
Prematuridade tardia
Hidrópsia fetal não imune
Trombose neonatal
Restrição de Crescimento Fetal
Displasia Broncopulmonar
Os Consensos que já estão aprovados e na sua forma definitiva estão aqui