Esta é a primeira newsletter do novo site da nossa Sociedade Portuguesa de Neonatologia. Tentaremos que seja um veículo de aproximação de todos quantos de dedicam aos recém-nascidos e suas famílias. Queremos por isso que este local seja visitado por todos e que haja muitas colaborações e intercâmbio de ideias, informações, sugestões, casos clínicos ou só caricatos. Teremos várias zonas para todos os gostos, para quem quer saber onde vão acontecer reuniões científicas, para divulgação de artigos pertinentes na área neonatal, esperemos que com muitas contribuições portuguesas, para responder a múltiplas questões nomeadamente formuladas pelos nossos principais parceiros: as famílias dos nossos RN. Iremos pedir a vários colegas que escrevam sobre neonatologistas que deram importante contributo para a neonatologia Portuguesa e cujos textos serão publicados regularmente. O Fórum Neonatal também é um importante veiculo entre nós todos e espera por contributos e visitas. Desejaríamos que fossemos um grande grupo a trabalhar em prol da Neonatologia e dos nossos recém-nascidos. Para tal iremos ser um pouco mais intrusivos nos vossos mails, mas pensamos que tal se justifica.

As XLV Jornadas de Neonatologia realizadas em Lisboa dias 17 e 18 de de novembro foram um tributo aos 30 anos da Secção/Sociedade e aos 20 anos de registo ininterrupto de RNMBP. O programa científico foi muito interessante e iremos divulgar aqui no site algumas das palestras assim como os resumos das comunicações. Foram distribuídas duas bolsas patrocinadas pela Nutrícia/Danone no valor de 5000 euros.  Os projetos poderão ser consultados na zona das bolsas e nas próximas Jornadas teremos já a apresentação do andamento das bolsas até à data. A colega que ganhou o prémio para a melhor comunicação do Hospital de São João irá à reunião da JENZ patrocinada pela Nestlé.

A antiga Direção proporcionou, a todos os que puderam ir, um jantar em Montes Claros em que para além de uma ementa excelente tivemos a surpresa de ver que colegas nossos como o Hugo Cavaco, Maria João Lage e Pedro Garcia são uns autênticos artistas de variedades! Tivemos ainda o testemunho de uma mãe de XXS e um concerto da vocalista dos MadreDeus… também mãe de prematuro tardio.

Esta nova Direção foi eleita e conta com o Eurico Gaspar, o Hélder Ornelas, a Cristina Resende e eu própria e, claro, continuamos a contar com o precioso 5º elemento Simão Frutuoso. A breve prazo divulgaremos as Comissões e projetos de futuro a curto e médio prazo e que contamos com a colaboração de todos os colegas neonatologistas.
O evento mais próximo será a formação em ecografia transfontanelar cujas datas divulgaremos a curto prazo. As próximas Jornadas – XLVI- serão na Covilhã dias 16 e 17 de Novembro de 2017.

O que certamente irá fazer a diferença será a nova plataforma para o estudo dos dados do Registo do RNMBP que está neste momento a ser desenvolvida e que será uma ferramenta fundamental para o trabalho de todos nós e uma fonte de orgulho para a Gabriela Mimoso, Alexandra Almeida e Rosalina Barroso da Comissão do RNMBP. Esperamos poder disponibilizar a todos os sócios o acesso aos principais dados a breve prazo.

Para tal iremos fazer um grande esforço para atualizar as listas de sócios e respetivas quotas. Não será fácil mas temos a certeza que é muito importante.

Com o contributo de todos esperamos continuar a dinamizar a nossa Sociedade e a dar um bom contributo para a Neonatologia Portuguesa.

Saudações Neonatais,
Pela Direção da SPN
Joana Saldanha