No próximo dia 22 de junho realizar-se-á no Hospital de Leiria mais uma Reunião de Consensos em Neonatologia.

Os moldes da Reunião serão ligeiramente diferentes, mantendo-se a apresentação em sala de novos temas, havendo no entanto um espaço de debate de assuntos  mais controversos.

Em paralelo com a criação de 5 novos temas: hidropsia fetal, restrição de crescimento fetal, prematuridade tardia, trombose no período neonatal e displasia broncopulmonar – seguimento após a alta, estão também em curso algumas revisões.

O “Transporte neonatal” foi revisto e apresentado nas Jornadas de Neonatologia na Covilhã em novembro passado e as revisões da Luz na UCIN (2008), Acidose e alcalose (2008), Nutrição parentérica no recém-nascido: 1ª revisão do Consenso Nacional (2008), Displasia broncopulmonar (revisão de 2009) estão a ser trabalhadas.

A partir de hoje contamos poder disponibilizar o máximo de temas para consulta e apreciação (ver links abaixo). Agradecemos comentários e ideias que possam contribuir para enriquecer a discussão destes documentos de trabalho no dia da apresentação. Caso esta forma não seja possível podem ser enviadas sugestões ao Grupo de Consensos que as fará chegar ao respetivo grupo de trabalho.

Aproveitamos para agradecer todo o trabalho e dedicação que os colegas envolvidos nos grupos têm demonstrado, constituindo um verdadeiro trabalho extra mas em simultâneo uma mais-valia para a nossa comunidade como Neonatologistas.

Um abraço do Grupo de Consensos da Sociedade Portuguesa de Neonatologia

Elisa Proença (Coordenação) – elisa.eug.proenca@gmail.com

Gustavo Rocha –  gusrocha@sapo.pt

Lígia Basto– ligia.rgbasto@gmail.com

Pedro Silva – pedropvs@gmail.com

Sandra Valente- sandra.rute.valente@gmail.com

Ana Mariano- acmarianita@gmail.com

Consensos em apreciação pública
Transporte neonatal
A luz e o desenvolvimento visual do RN prematuro
O Som na Unidade de Neonatologia
Prematuridade tardia
Hidrópsia fetal não imune
Trombose neonatal
Restrição de Crescimento Fetal
Displasia Broncopulmonar