Faleceu nesta sexta, dia 8 de dezembro de 2017, o colega e amigo José Carlos Peixoto.

O Peixoto foi a alma do Registo Nacional do Muito Baixo Peso, que se tornou um elo de união de todos os neonatologistas portugueses, desde as reuniões preparatórias no longínquo ano de 1993. Desde então, e sob a sua orientação, formou-se uma teia neonatal que aproximou todos os neonatologistas, incentivou o trabalho conjunto e colheu milhares de dados dos nossos prematuros impulsionando de modo indelével a Neonatologia Portuguesa, alcandorando-a a resultados de excelência.

A Sociedade Portuguesa de Neonatologia decidiu este ano instituir um prémio trienal com o nome de José Carlos Peixoto para ser atribuído a trabalhos ou instituições relevantes no âmbito da prematuridade e cujo regulamento será divulgado a curto prazo.

Muito fica por dizer.

Mas neste momento de tristeza, queríamos somente reafirmar que sem o Nosso Querido Peixoto a Neonatologia Portuguesa não teria sido a mesma. A melhor maneira que temos de o homenagear é continuar o seu trabalho, pugnando pelos nossos recém-nascidos com o mesmo espirito que nos inculcou.

Saudações Neonatais José Carlos Peixoto